MITHRA lança curso de extensão online e gratuito de introdução à História Antiga Global

O MITHRA – Laboratório de História Antiga Global da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferecerá um curso de extensão online e gratuito ao longo do mês de maio de 2021, com carga horária total de 16h (5 horas em atividades síncronas, 11 horas em atividades assíncronas).

As atividades síncronas ocorrerão todas as terças-feiras, entre as 14h e 15h, em link no Google Meet. As atividades assíncronas consistirão na leitura dos textos indicados para cada semana e na realização de questionários no Moodle. Ambos os links serão divulgados aos inscritos.

O curso é gratuito, bastando se inscrever no link: inscricoes.ufsc.br/cursomithra1.

Os certificados serão concedidos aos que finalizarem com sucesso os questionários no Moodle do curso.

04/maio: História Antiga Global: introdução, por Fábio Morales (docente, UFSC)
Texto: VLASSOPOULOS, K. Introdução [tradução]. Greeks and Barbarians. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p. 1-33.

11/maio: O Hino a Zeus de Calímaco, por Pâmela Martins (IC, UFSC)
Texto: STEPHENS, S. Introdução [tradução]. In: CALLIMACHUS, The Hymns. Oxford: Oxford University Press, 2015, p. 3-46.

18/maio: O diário astronômico babilônico de 330 a.C., por Santiago Colombo Reghin (mestrando, USP)
Texto: REGHIN, S. Os Diários Astronômicos Babilônicos e a chegada dos macedônios: uma breve introdução. [inédito]

25/maio: O Farol de Alexandria, por Maria de Fátima F. Ramos (IC, UFSC)
Texto: THOMPSON, D.; BURASELIS, K. Introdução [tradução]. Ptolomies, the Sea, the Nile: Studies in Waterborne Power. Cambridge: Cambridge University Press, p. 1-18.

01/junho – Amiano Marcelino (Res Gestae, 14.3) e os persas, por Luiz Antonio Goulart de Oliveira (graduando, UFSC)
Texto: MARQUES, A. T.; TAVARES, W. Como fazer um tratado com os persas? Uma análise do processo de negociação da paz entre romanos e persas em 363 d.C. Romanitas, v. 14, p. 33-46, 2019.